Os Incoterms (International Rules for Interpretation of Trade Comercial Terms) são termos internacionais utilizados para interpretação de fórmulas contratuais típicas utilizadas no comércio e transporte internacional de cargas. Criado pela International Chamber Of Commerce (ICC), os termos consistem em definições comerciais padrão (Standard Trade Definitions), e estabelecem as obrigações de compra e venda de mercadorias: o vendedor/exportador (seller/exporter) e o comprador/importador (buyer/importer).

EXW – EX WORKS: o vendedor minimiza seu risco disponibilizando as mercadorias em suas próprias instalações.

FCA – FREE CARIER: salvo acordo em contrário, o vendedor providenciará e pagará qualquer transporte prévio até o ponto de entrega.

CPT – CARIAGE PAID TO: o vendedor contratará o transporte principal até o local ou ponto de destino designado.

CIP – CARRIAGE & INSURANCE PAID TO: além das obrigações decorrentes conforme a condição CPT, o vendedor também contratará seguro até os locais ou pontos de destino designados.

DAT – DELIVERED AT TERMINAL: o vendedor se comprometerá a colocar as mercadorias à disposição do comprador descarregadas do meio de transporte no local / ponto de destino acordado.

DAP – DELIVERED AT PLACE: o vendedor se comprometerá a colocar as mercadorias à disposição do comprador pronta para serem descarregadas pelo comprador no local / ponto de destino acordado.

DDP – DELIVERED DUTY PAID: o vendedor se comprometerá a colocar as mercadorias à disposição do comprador pronta para serem descarregadas pelo comprador no local / ponto de destino acordado e a desembaraçar as mercadorias para importação, pagando impostos e outros encargos oficiais (salvo acordo em contrário).

FAS – FREE ALONGSIDE SHIP: o vendedor se comprometerá a colocar as mercadorias ao lado da embarcação designada pelo comprador.

FOB – FREE ON BOARD: o vendedor se comprometerá a colocar as mercadorias a bordo da embarcação designada pelo comprador.

CFR – COST AND FREIGHT: o vendedor providenciará e pagará por contrato de transporte até o porto de destino designado.

CIF – COST, INSURANCE AND FREIGHT: além das obrigações decorrentes conforme a condição CFS, o vendedor também contratará seguro até o porto de destino designado.

EXW FCA CPT CIP DAT DAP DDP FAS FOB CFR CIF
Carreto do embarcador
Armazenamento e mão de obra na origem
Despesas c/ embalagem p/ exportação e carregamento
Taxa de despachante na origem
Encargos aduaneiros na origem
Encargos de terminal e carregamento na origem
Frete porto a porto
Encargos de terminal de destino
Taxa de despachante no destino
Taxa de desembaraço aduaneiro
Encargos e impostos
Entrega ao consignatário